DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Quais são os efeitos da poluição do ar na saúde?

A má qualidade do ar que respiramos pode trazer diversas consequências para a saúde. A queima de combustíveis fósseis, um dos principais fatores para a poluição do ar, libera uma série de partículas que, quanto menores, mais perigosas. Elas podem chegar aos pulmões, atingir os alvéolos e, assim, à corrente sanguínea. Consequentemente, elas podem causar inflamações em todo o organismo.

A poluição do ar pode, ainda, acentuar crises de asma e bronquite, além de aumentar a ocorrência de doenças cardiorrespiratórias, como arritmia cardíaca, hipertensão, infarto do miocárdio, angina, AVC e outros males.

As consequências também são sentidas na aparência. No caso da pele, a poluição pode acelerar o envelhecimento precoce. Isso acontece porque substâncias tóxicas presentes no ar podem causar esgotamento de defesas antioxidantes e redução da vitamina C na pele, acelerando a ação dos radicais livres. Para somar, os poluentes também podem favorecer a obstrução dos poros, contribuindo para o desenvolvimento de acnes.

Os efeitos podem, até mesmo, causar a morte prematura de milhares de pessoas. É o que indicou um estudo publicado em 2017, pela revista Nature Climate Change, considerado o mais abrangente sobre os efeitos das mudanças climáticas na população. Segundo os pesquisadores, caso a poluição não seja contida, cerca de 260 mil pessoas morrerão precocemente até o ano de 2100.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar