Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!

Fátima Leão

Fátima Leão começou a cantar ainda na adolescência, em festivais de música na cidade de Rio Verde, estado de Goiás. A realidade financeira era muito ruim. Foi aí que a dona Lasara, mãe da Fátima Leão, vendeu sua máquina de costura para financiar as viagens da filha. Era o primeiro investimento numa carreira de sucesso. 

 Fátima Leão aprendeu a tocar violão ainda menina, graças a ajuda de amigos que emprestavam o instrumento para que ela aprendesse os primeiros acordes. Sempre determinada, Fátima Leão chegou a fazer faxina em uma escola de música em troca de aulas de violão. Tempos depois, lá estava ela dando aulas de violão particulares, o que ajudava a garantir o sustento de boa parte da família. Sua veia musical foi herdada da mãe e da avó, que aprenderam a cantar em colégio de freiras.

Quando chegou em São Paulo, em 1987, a ideia era ser uma cantora famosa, percorrer o Brasil fazendo shows e vender muitos discos. O repertório era de composições próprias, o que chamou à atenção de muitos artistas na época. Em pouco tempo, as músicas da Fátima Leão ganharam intérpretes famosos, como: Zezé Di Camargo & Luciano, Matogrosso & Mathias, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Gian & Giovani, Chico Rey & Paraná, entre outros artistas consagrados. Para se ter uma ideia, em 1992, por exemplo, 14 músicas de sua autoria estavam entre as mais tocadas no Brasil.

 Ao longo da carreira, Fátima Leão colocou sua assinatura em canções que fizeram e ainda fazem sucesso nas rádios e também nas telas da TV e do cinema. Com mais de 3 mil músicas autorais gravadas, as composições da Fátima Leão vem atravessando gerações e emplacando grandes sucessos nas vozes de dezenas de artistas.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar