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Rádio impacta 86% da população, indica estudo da Kantar IBOPE Media
Considerado ágil, confiável e compreensível pelos ouvintes, o rádio alcança 86% da população brasileira segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24/09) pela Kantar IBOPE Media. O Book de Rádio 2018, 5ª edição do estudo anual, mediu o perfil e comportamento de ouvintes de 13 regiões metropolitanas brasileiras entre abril e junho deste ano.
“O atual cenário da nossa sociedade facilita a difusão de notícias falsas e a disseminação de temas que influenciam processos políticos e sociais pelo mundo inteiro. Ter acesso a informações com credibilidade se torna uma vantagem. Neste momento, a agilidade e a simplicidade do rádio se tornam grandes aliadas do meio. 83% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que os programas e boletins de rádio são fáceis de entender e 74% que a cobertura jornalística desses programas oferece comentários e análises com profundidade”, explica Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da Kantar IBOPE Media.
Abrangência e intimidade
O levantamento destaca ainda duas características importantes do meio rádio: abrangência e intimidade. “Ao mesmo tempo em que é um meio de difusão de informação em massa, o rádio tem o poder de conversar com cada ouvinte”, aponta a CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel, na apresentação do material. Clique aqui para acessar o Book de Rádio 2018.
Características que também são consideradas fundamentais para o planejamento de mídia. Segundo o levantamento, o rádio absorveu 4,4% do share de investimento publicitário no período, recebendo quase 3 milhões de inserções publicitárias de 7.987 anunciantes.
“A abrangência do meio em território nacional permite que o rádio tenha valor para anunciantes locais. Por isso, temos tantas marcas com atuação regional entre os maiores anunciantes do meio. Essa característica faz com que o rádio permita esse tipo de segmentação – que é bastante valioso em um planejamento de mídia”, afirma Adriana Favaro, diretora comercial para veículos da Kantar IBOPE Media.
Perfil dos ouvintes
O estudo traz ainda análises comportamentais dos ouvintes e constata que a audiência é maior no público jovem, entre 20 e 34 anos, faixa em que o rádio alcança o patamar de 89%. Entre os ouvintes, 85% afirmam ouvir pelo rádio comum, enquanto 18% ouvem pelo celular e 4% pelo computador.
A análise do consumo considerou ainda o comportamento da audiência ao longo do dia em relação aos equipamentos usados para ouvir rádio e aos locais.
Alcance médio
A aferição mostrou que 3 a cada 5 ouvintes escutam rádios todos os dias e que cada ouvinte passa cerca de 4h40min ouvindo rádio por dia. Na Grande Curitiba, a audiência é superior à média nacional, impactando 87% da população. Veja os resultados por região:
Comportamento
A novidade trazida pelo Book de Rádio 2018 é a medição do perfil comportamental de ouvintes em relação a gêneros e programas. Analisando as características de ouvintes de São Paulo, Recife e Salvador, o estudo aponta características da audiência de programas jornalísticos, esportivos e musicais.
“O poder de segmentação dos targets comportamentais, aliado às informações de programação são uma ferramenta poderosa para o planejamento de mídia na era da informação. Essa inteligência conectada para a compreensão ampla dos consumidores permite olharmos tudo aquilo que envolve o consumo e o investimento publicitário em um contexto amplo e particular ao mesmo tempo”, analisa Rita Romero, diretora de novos negócios e insights da Kantar IBOPE Media.
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