DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Saiba mais sobre a Amigdalite

O que é?

A amigdalite é uma infecção das amígdalas, que são órgãos responsáveis exatamente pela defesa de algumas infecções e que estão localizadas na garganta. Usualmente o termo se refere à forma mais comum, que é a amigdalite estreptocócica (causada por bactérias em forma de coco), mas a doença também pode ser causada por outros tipos de bactéria.

Transmissão

A transmissão da amigdalite ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria, principalmente quando o indivíduo se encontra com baixa resistência. É importante destacar que muitos indivíduos possuem o contato com a pessoa doente e poucos a adquirem.

Sintomas

Quando a amigdalite é bacteriana há presença de dor de garganta, febre alta, cansaço e aparecimento de placas brancas nas amígdalas. É importante diferenciar a amigdalite estreptocócica das dores de garganta. Estas, nem sempre possuem o diagnóstico de amigdalite. Quando a infecção é viral, a febre não é tão alta, não ocorrem placas na garganta, apenas fenômenos irritativos e dolorosos nas amígdalas. Outras amigdalites mais específicas dependem muito da avaliação do médico para um diagnóstico diferencial. Outras bactérias como o estafilococos causam o acúmulo localizado de pus e são bastante raras.

Diagnóstico

O diagnóstico da amigdalite é clínico, feito pelo médico no consultório. Pode ser também a partir de teste laboratorial, que identifica a origem da infecção (bacteriana), podendo ser realizado em pronto-socorro. O recurso laboratorial é vantajoso quando a placa não está totalmente formada, sendo possível antecipar o tratamento.

Prevenção

Para prevenir a amigdalite, o ideal é levar uma vida saudável, sem deixar cair a resistência do organismo.

Tratamento

O tratamento da amigdalite estreptocócica é com antibióticos (em geral, derivados da penicilina). Para as outras amigdalites, os antibióticos são mais específicos, e nas virais, não há indicação de antibióticos, apenas de analgésicos e antitérmicos.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar