DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Como fazer um cafezinho

Paixão nacional, o cafezinho tem destaque no desjejum e segue acompanhando o dia a dia das pessoas, no trabalho e nas refeições seguintes. A bebida, que tem várias formas de “tirar”, indo do tradicional coado, ao requintado espresso, é controversa quando se trata da saúde. Os efeitos do café no organismo são controversos, associados com efeitos negativos, por um lado, e protetor, de outro. Passam pela associação com o aumento da pressão arterial, os níveis de colesterol e chegam a ter considerado um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e estimulador do metabolismo.

Para preparar um bom café:

Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente; Se for utilizar coador de pano, lave somente com água; Filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros; Não compacte, nem aperte a camada de café no filtro; Escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer a bebida; A água deve ser pura e limpa, preferencialmente filtrada ou mineral.

 

Tipos de preparo

Filtragem

É a forma de fazer o tradicional cafezinho, com o pó acondicionado em um filtro, de papel ou de pano, com adição de água quente não fervente por cima.

Percolação

Forma mais comum na Europa, o pó de café vai no centro de um equipamento moka que, na chama do fogão, ferve a água e pressiona o café líquido para um recipiente

Prensagem

Popular nos Estados Unidos, mas conhecido por prensa francesa, tem o pó de café misturado com água quente, que passa por um filtro e é pressionado por um êmbolo.

Pressão

O café expresso é moído na hora e vai em um filtro que sofre uma pressão de água a 90ºC e 9Kg de pressão durante 30 segundos, gerando uma bebida cremosa e aromática. (Informações saudebrasil.saude.gov.br)

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar