DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Obesidade

Um recente estudo da Universidade Federal de São Paulo aponta que 68% da população brasileira estará com excesso de peso em 2030. Tão alarmante quanto os números é acompanhar a baixa na qualidade de vida e os problemas de saúde que a obesidade pode causar ou agravar, como a hipertensão e a diabetes.

Considerada uma doença crônica, a obesidade não pode ser tratada de forma rápida, ou com apenas uma solução. Trata-se de uma jornada, onde o emagrecimento evolui dia após dia, junto com novos hábitos alimentares e exercícios físicos. Três tratamentos auxiliam na perda de peso:

– Cirurgia Bariátrica: com técnicas modernas e através da videolaparoscopia (com mínimos cortes e rápida alta hospitalar), o estômago é reduzido, facilitando a saciedade com porções menores de alimentos.

– Balão Intragástrico: método temporário no qual um balão de silicone é introduzido ainda vazio até o estômago do paciente, de forma semelhante ao exame de endoscopia. Depois de cheio, ele ajuda com a sensação de saciedade. Em seis meses ou um ano, ele é retirado via endoscopia.

– Reposição hormonal: tratamentos formulados com hormônios e vitaminas capazes de repor substâncias importantes que o corpo não produz, ou produz e não consegue absorver pelas dificuldades impostas pelo excesso de peso. Com a reposição, o paciente enfrenta a jornada do emagrecimento de forma mais fácil e com resultados mais efetivos.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar