DestaqueManhã do OuvinteSaúde

SAÚDE EM FOCO

Passos para deixar de fumar

O primeiro ponto é a DETERMINAÇÃO. A pessoa precisa desejar parar de fumar. A cessação do tabagismo é um processo que se inicia com a tomada da decisão de parar de fumar e se prolonga até que se alcance a abstinência.  O fumante é o ator principal deste processo, é natural que ao iniciar a caminhada se sinta dividido, ambivalente. Uma parte de mim quer deixar o cigarro para trás, mas a outra, que adora fumar, quer manter por perto. 

O tabagista precisa vencer o “piloto automático”, observar o  que o faz fumar e registrar os intervalos de tempo entre um cigarro e outro para ir aumentando. A melhor maneira é deixar o cigarro bem longe. A preguiça de ir buscar pode ser uma grande aliada. A fissura pelo cigarro é intensa, mas dura no máximo cinco minutos.

É importante desviar o olhar da “perda” e buscar os reais ganhos da abstinência que são muitos. Os benefícios se apresentam a partir das primeiras 24 horas sem fumar e vão crescendo com o tempo.   

É comum que parentes e amigos incentivem e cobrem do fumante que ele largue o tabagismo, mas a iniciativa deve partir do próprio fumante. “Não adianta o marido ou a esposa querer que o companheiro pare de fumar, por exemplo. Essa cobrança, aliás, pode não ser produtiva e causar certa irritação”.

Profissionais de saúde devem motivar a cessação, jamais criticar o fumante. Todo e qualquer profissional de saúde deve dedicar pelo menos cinco minutos do seu atendimento informando sobre os riscos do tabagismo e evidenciando os benefícios que podem ser alcançados quando a abstinência é conquistada. O ideal é que ele faça o fumante desviar o olhar para o lado positivo.

(Informações saudebrasil.saude.gov.br)

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar