DestaqueManhã do OuvinteSaúde

SAÚDE EM FOCO

Cistos durante a amamentação: veja como cuidar disso

Amamentar é um ato natural, mas que exige alguns cuidados para evitar complicações e problemas comuns, como fissuras nos seios e até cistos. Durante a amamentação a mulher deve estar atenta às fases do ciclo do aleitamento e também a algumas dicas para lidar melhor com esse momento.

Após o nascimento do bebê, o aleitamento se inicia pelo colostro (leite de baixo volume secretado nas 72 horas após o parto), mais líquido e rico em nutrientes que manterão o recém-nascido até a descida do leite propriamente dito, entre o terceiro e sexto dia após o parto.

Desde a fase de colostro é possível identificar e corrigir alterações na pega do bebê, levando ao melhor encaixe da boca na aréola, evitando, assim, fissuras dos mamilos e dor ao amamentar, além de corrigir qualquer dificuldade do recém-nascido nas mamadas.

Após o terceiro dia acontece a descida do leite, e a mamãe deve estar preparada para as mudanças nas mamas, com calor local, veias túrgidas e inchaço máximo. Nesta fase, o recém-nascido pode apresentar dificuldade na pega do mamilo pelo fato de as mamas ficarem muito túrgidas (inchadas, úmidas). Então, a puérpera deve se atentar e utilizar recursos como massagem e ordenha prévias à pega para evitar dificuldade na pega do bebê e incômodo local.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar