Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!
Bezerra da Silva
O nome completo do cantor Bezerra da Silva é José Bezerra da Silva. Ele é conhecido como: “Embaixador dos Morros e Favelas”. Nasceu em 23 de fevereiro de 1927, em Recife, capital de Pernambuco. Foi considerado um expoente do samba partido alto.
Quando menino, Bezerra da Silva chegou a criar atrito com a família,pois não o queriam ligado ao samba. O pai era da Marinha Mercante , mas saiu de casa, quando Bezerra ainda era pequeno. E foi morar no Rio de Janeiro. Quando maior, o filho foi atrás do pai, causando ainda mais atrito. Bezerra quis entrar para a Marinha Mercante. Conseguiu, mas acabou por ser expulso. Foi morar sozinho no Morro do Cantagalo. Conseguiu emprego de pintor, em construção civil, mas ao mesmo tempo foi ser instrumentista de percussão e entrou num bloco carnavalesco. Depois foi levado por um dos componentes, para a Rádio Clube do Brasil, em 1950. Sua vida foi complicada. Chegou a viver como mendigo, nas ruas de Copacabana. Com uma grande guinada na vida, começou a compor, a trabalhar com regularidade, se tornou cantor e em 1969 gravou um compacto e o primeiro LP , seis anos depois.
Em 1976, gravou: ” O Rei do Coco”. Em 1977, gravou: ” Partido Alto Nota 10″, quando começou a atingir o público. Gravava samba dos amigos, que até usavam pseudônimos, quando faziam parceria com ele. E Bezerra criou o estilo que foi identificado: ” Sambandido” ou ” Gangsta Samba”.Era o samba da ” malandragem’. Em suas músicas mostrava a realidade brasileira, a vida nos morros. Bezerra da Silva gravou inúmeros discos, até 2005, sendo até difícil citar os melhores, pois todos fizeram sucesso. Bezerra da Silva morreu dia 17 de janeiro de 2005, aos 77 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca. Muitos amigos foram se despedir daquele a que chamavam: O REI DO SAMBA!
Comentários