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Metade dos consumidores já foram vítimas de golpe ou fraude na Black Friday; saiba como se proteger
Muito aguardada pelos consumidores, a Black Friday é o período do ano para conseguir descontos e comprar produtos por um preço "camarada".
Porém, o evento da próxima sexta-feira (25) também pode causar transtornos aos compradores.
Segundo dados de 2021 divulgados pelo Serasa, cerca de 45% dos brasileiros fizeram alguma compra na Black Friday e 50% dos entrevistados alegaram que foram vítimas de fraudes ou golpes.
Por isso, é importante que o consumidor fique atento a preços muito abaixo do praticado no mercado e sempre verifique se a oferta é real. Se o valor for atraense demais, a empresa pode não ser obrigada a cumprir o está anunciado.
“É muito comum que as pessoas desconfiem das ofertas e se sintam inseguras na hora da compra. Existem alguns critérios que garantem mais clareza e tranquilidade ao consumidor”, afirmou Georgia Soalheiro, gerente de atendimento ao consumidor do Procon da Prefeitura de BH.
Com as compras online sendo tão comuns, é importante que as pessoas tomem cuidado ao acessar links promocionais enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. O ideal é digitar o endereço direto do navegador e nunca salvar os dados no site da compra. Para verificar se a página é segura, basta procurar pela sigla “https” no campo de busca – isso indica a presença de certificado de segurança.
Para evitar calotes, o comprador deve verificar também se a loja é de confiança, se possui meios de contato, endereço físico e CNPJ ativo na Receita Federal.
Expectativa de vendas
A expectativa dos comerciantes pelas vendas durante o mês de novembro é alta. A estimativa é que sejam injetados R$ 2,06 bilhões na economia de Belo Horizonte.
De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH), 73% dos empresários acreditam que as vendas na Black Friday serão melhores que as de 2021.
Visando garantir os direitos do consumidor, o Procon BH divulgou nessa quinta-feira (17) uma cartilha com dicas e orientações.
Confira algumas dicas:
Análise de preços
Acompanhe os preços dos produtos antes e durante a Black Friday. Verifique se houve redução real dos valores antes de comprar.
Dados da compra
Guarde todas as informações referentes à compra: nome do site, produtos pedidos, forma de pagamento, valor, prazo de entrega, número de identificação do pedido e conversas trocadas com o fornecedor.
Confiabilidade da loja
Verifique depoimentos, reclamações e avaliações antes de finalizar a compra. Você pode obter essas informações em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br.
Direito à informação
Você tem o direito de acessar informações sobre preço e prazo de entrega sem necessidade de contatar o colaborador da loja para obtê-las.
Direito de arrependimento
Caso se arrependa da compra, você pode trocar o produto ou cancelar o pedido em até sete dias, a contar da data da compra ou recebimento do produto. Esta regra vale somente para as compras feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet/telefone ou porta a porta).
Direito de troca
Você tem direito de trocar produtos defeituosos, mesmo que eles estejam na promoção.
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