O exame de ferro sérico é indicado pelo médico com o objetivo de verificar se a pessoa apresenta diminuição ou sobrecarga de ferro, e assim, dependendo do resultado, pode concluir o diagnóstico. Assim, a dosagem de ferro sérico pode ser indicada para investigar anemia, infecções, alterações gastrointestinais e alterações do fígado, por exemplo.
Normalmente a dosagem de ferro sérico é solicitada quando o médico verifica que o resultado de outros exames encontra-se alterado, como o hemograma, principalmente a quantidade de hemoglobina, ferritina e transferrina, que é uma proteína produzida pelo fígado que tem como função transportar o ferro para a medula, baço, fígado e músculos.
Valor de referência
A dosagem de ferro é feito por meio da análise do sangue coletado em laboratório e valor normal pode variar de acordo com o método de diagnóstico utilizado, sendo normalmente:
Crianças: 40 a 120 µg/dL;
Homens: 65 a 175 µg/dL;
Mulheres: 50 170 µg/dL.
Em alguns casos pode ser necessário realizar jejum de pelo menos 8 horas para fazer a dosagem, no entanto é importante seguir as orientações do médico e do laboratório sobre o jejum.
É importante também não tomar suplemento de ferro pelo menos 24 horas do exame para que o resultado não seja alterado. As mulheres que fazem uso de anticoncepcional devem informar no momento da coleta o uso do remédio para que seja considerado no momento da realização da análise, uma vez que os anticoncepcionais podem alterar os níveis de ferro.
Comentários