1) A asma é uma doença crônica, não tem cura, mas tem controle.
2) A asma é uma doença muito comum. Muitos pacientes não sabem ou não admitem que são asmáticos.
3) A asma pode matar. A causa da morte é o atraso no tratamento, e não o excesso de remédio! “;Bombinha”; não faz mal ao coração! “;Bombinha”; é uma das maneiras de inalar o remédio (spray) e não o remédio em si. As “;bombinhas”; podem conter remédios variados, cada um com a sua função.
4) Corticóide não faz mal, quando usado com critérios médicos. É a única opção de tratamento nas crises severas. O tratamento correto de manutenção “;economiza”; o uso de corticóide, pois evita crises.
5) Em caso de crise, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Vá imediatamente ao pronto-socorro e siga as instruções do seu médico. Lembre-se: a asma pode matar!
6) Não interrompa o tratamento de manutenção por conta própria. Sentir-se bem não quer dizer que o medicamento pode ser abandonado. Discuta a programação com o seu médico.
7) Examine seu ambiente doméstico e de trabalho, verifique se existe algo que possa ser mudado para melhorar sua asma. Nunca fume, o cigarro é certamente um dos maiores desencadeantes evitáveis da asma.
8) Cada medicamento deve ser inalado com técnica adequada. Certifique-se de estar aproveitando seu remédio completamente.
9) Procure atividades que tragam qualidade de vida e prazer. Depois, converse com seu médico sobre ajustar a dose e o horário da medicação para otimizar a atividade escolhida.
10) Discuta regularmente o tratamento com o seu médico, tire todas as dúvidas e viva sem apreensões desnecessárias.
A asma brônquica pode ser prevenida!
Comentários