Vários fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolver osteoporose, incluindo idade, raça, estilo de vida, histórico de saúde e tratamentos médicos.
Alguns fatores de risco para osteoporose, portanto, estão fora do nosso controle, como por exemplo:
- Gênero: mulheres são muito mais propensas a desenvolver osteoporose do que os homens
- Idade: quanto mais velho, maior o risco
- Origem: o risco é maior entre indivíduos brancos ou asiáticos
- História de família: descendentes diretos com osteoporose sugerem maior risco, especialmente se houve consequente fratura de quadril
- Estatura: pessoas com baixa estatura tendem a ter um risco maior porque podem ter menos massa óssea para extrair à medida que envelhecem
Níveis hormonais
A osteoporose está também relacionada aos níveis de determinados hormônios produzidos pelo organismo, seja pelo excesso ou pela falta deles.
- Hormônios sexuais: níveis reduzidos tendem a enfraquecer os ossos. A queda nos níveis de estrogênio em mulheres na menopausa é um dos fatores de risco mais fortes para o desenvolvimento de osteoporose. Tratamentos para câncer de próstata, que reduzem os níveis de testosterona em homens, e tratamentos para câncer de mama, que reduzem os níveis de estrogênio em mulheres, provavelmente aceleram a perda óssea.
- Tireoide: elevados níveis do hormônio da tireoide podem causar perda óssea. Isso pode ocorrer caso a tireoide seja hiperativa ou por conta de hormônio tireoidiano tomado para tratar a tireoide hipoativa.
- Outras glândulas: a osteoporose também tem sido associada à hiperatividade das glândulas paratireoide e adrenal.
Comentários