Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!
Chitãozinho e Xororó
Os irmãos Chitãozinho e Xororó, ou José Lima Sobrinho e Durval de Lima, sem dúvidas marcam para sempre a história do sertanejo. Recordistas de vendas e colecionadores de grandes hinos do gênero, a dupla já foi premiada com cinco Grammy Latino. Sem nenhuma dúvida Chitãozinho & Xororó formam uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, no mês de maio de 2023 completou 51 anos de carreira.
E o pontapé para conquistar o Brasil afora se deu no show de calouros do Silvio Santos. Os “Irmãos Lima” — nome artístico até o radialista Geraldo Meirelles rebatizá-los de Chitãozinho & Xororó, nome de um grande sucesso de Athos Campos e Serrinha, composto em 1947, que falava de aves brasileiras —, ganharam o primeiro lugar na competição, com a música ‘Besta Ruana’, de Tonico & Tinoco. Com o “novo” nome veio também uma grande conquista: gravaram o primeiro disco, Galopeira, em 1970.
Ecléticos por natureza, eles já tocaram com grandes nomes do cenário musical como Bee Gees, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Djavan, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, AnaVitória, Kell Smith, Tânia Mara, o rapper Cabal, a banda Fresno, Andreas Kisser, do Sepultura, Maria Gadú, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Fábio Jr. e o maestro João Carlos Martins. Todas parcerias de sucesso, sem jamais perder a essência da raiz sertaneja.
Os irmãos lançaram mais de 30 discos, venderam mais aproximadamente 30 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos sucessos que seguem como clássicos do sertanejo. Inovação é o princípio primordial na carreira dos irmãos, que estão sempre em busca de acompanhar as maiores novidades e tendências do universo musical, sem perder a boa e velha essência caipira.
Comentários