DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Vacinas que toda mulher deve tomar

Mesmo após atingir a vida adulta, é importante manter a vacinação em dia. Isso porque, além de algumas vacinas que agora são obrigatórias em crianças não serem tão comuns antigamente, diversas doenças são mais comuns em pessoas adultas.

No caso das mulheres, é muito comum que a preocupação com o calendário vacinal só volte durante a gravidez ou durante a campanha de vacinação contra o vírus da gripe, por exemplo. Por isso, separamos as vacinas essenciais que todas as mulheres adultas precisam tomar.

Hepatites A e B

A imunização contra as hepatites A e B é recomendada para as mulheres adultas que tiveram a vacinação incompleta na infância ou que não sabem dizer se foram imunizadas ou se já tiveram a doença.

A vacina contra a hepatite A é feita em duas etapas, sendo a segunda aplicação seis meses depois da primeira. Ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para crianças menores de cinco anos e pessoas que vivem com HIV, hepatite B e hepatite C.

Já a vacina para hepatite B é aplicada em três etapas, sendo que a segunda dose é oferecida um mês após a primeira, e a terceira seis meses após a segunda. O imunizante está disponível no SUS para todas as pessoas.

Febre amarela

É importante principalmente para aqueles que moram em regiões de risco para a doença ou que vão viajar para países que tenham uma incidência alta do vírus. Ela é aplicada em dose única ou, em alguns casos, em uma dose fracionada que deve receber reforço 10 anos após a sua aplicação. A vacina contra febre amarela está disponível no SUS para todos.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar