Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Alceu Valença

A história de Alceu Valença se inicia em São Bento Do Una, município do interior pernambucano onde o cantor nasceu, em 1946. Desde menino, ele conviveu com elementos próprios da cultura nordestina, como os violeiros e poetas de cordel. A maior fonte de contato eram as reuniões promovidas pelo seu avô, que levava a música e poesia para o meio da família.

Ainda criança, Alceu se mudou com seus pais para Recife, onde agregou outros elementos regionais, como a cultura da zona da mata e do litoral da capital. Isso sem falar, é óbvio, dos grupos de frevo, maracatu e ciranda, aumentando o leque de repertório do pequeno Alceu. 

Em 1965, aos 18 anos, ingressou na faculdade de Direito. Durante a graduação, mesmo sem ser fluente na língua inglesa, Alceu se inscreveu em um projeto para estudar por uma curta temporada na Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos.

Como a musicalidade aflorava em seu ser, Valença ia para as praças fazer suas apresentações, cantando seu repertório de xotes e baiões e logo foi abraçado pela cultura hippieNão podemos nos esquecer do Grande Encontro, que marcou a união de ninguém mais que Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho em um projeto único, que celebrou a diversidade dos artistas do Nordeste. 

Não é nenhuma surpresa contar que a iniciativa foi um sucesso, rendendo grandes números na bilheteria. Apesar de ser uma figura carismática, Alceu Valença é reservado quando o assunto são as redes sociais, tanto que ele não possui perfis nela. 

O apreço pelo cinema que guardava desde a juventude o levou a fazer pequenas pontas no passado, além da carreira audiovisual, na qual foi diretor, roteirista e ator de A Luneta do Tempo, filme de 2014, premiado em festivais nacionais. 

Ator, cantor, multi-instrumentista, poeta… para completar, é óbvio que ele teria um livro para chamar de seu. Usando seu dom, Alceu publicou o título O Poeta da Madrugada em 2015, no qual reuniu versos melódicos, nascidos para a música e que trazem toda a essência dessa personalidade incrível. 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar