DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
5 alimentos ricos em prebióticos com benefícios incríveis, segundo a ciência
Já ouviu falar em prebióticos? Esses componentes alimentares são benéficos para a saúde do intestino e, consequentemente, para a saúde geral. Eles são fibras não digeríveis que alimentam os probióticos, micro-organismos vivos que agem favorecendo a presença dessas bactérias boas no organismo.
“Os prebióticos atuam como substrato para o crescimento e atividade das bactérias probióticas, ajudando a manter e a equilibrar a microbiota intestinal”, explica Karinee Abrahim, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Em um novo estudo, apresentado pela American Society For Nutrition no congresso Nutrition 2023 no dia 22 de julho, em Boston, cientistas estimaram quanto de prebiótico está disponível em milhares de alimentos para descobrir quais deles são mais ricos nesse tipo de fibra. De acordo com os achados, os alimentos que possuem mais prebióticos são:
Dente-de-leão; Alcachofra-de-jerusalém; Alho; Alho-poró; Cebola.
“Comer alimentos ricos em prebióticos foi indicado por pesquisas anteriores para beneficiar a saúde”, disse Cassandra Boyd, estudante de mestrado na San José State University, que conduziu a pesquisa com o professor assistente John Gieng, PhD. “Comer de forma a promover o bem-estar do microbioma enquanto ingere mais fibras pode ser mais alcançável e acessível do que você pensa.”
Comentários