DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Queda de cabelo na menopausa: causas e como tratar

Os impactos que a menopausa causa na vida das pessoas que menstruam são inúmeros. Além das fortes ondas de calor, das oscilações de humor e das transformações no aspecto da pele, as mudanças hormonais podem provocar ainda alterações capilares.

Nesta fase, é comum que as mulheres percam em média 40% do volume total dos fios, notando uma queda intensa e cabelos mais finos e quebradiços. Entenda por que a menopausa provoca a queda de cabelo e as formas de lidar com o problema.

O que causa queda de cabelo na menopausa?

A queda de cabelo durante a menopausa é causada pela diminuição dos níveis do hormônio estrogênio, explica Ana Valadares, ginecologista membro da Comissão de Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

“A diminuição nos níveis de estrogênio interfere na produção de colágeno – o principal responsável pela saúde capilar. Pode haver também um aumento da produção de andrógenos (um grupo de hormônios masculinos) que, por sua vez, reduz os folículos capilares e pode causar queda de cabelo”, esclarece.

Apesar de ser um sintoma comum da menopausa, a queda de cabelo pode se tornar um fator de alerta. Segundo a profissional, histórico familiar de alopecia, aumento acentuado da queda capilar, presença de dor ou coceira e couro cabeludo avermelhado ou escamoso são indicativos de que o quadro merece atenção especial.

“A perda capilar pode ser também sintoma de doenças autoimunes, como lúpus eritematoso e psoríase, infecções, doenças da tireoide, deficiência nutricional, estresse, dietas muito restritivas, situações de trauma, doenças dermatológicas, como micoses e dermatites, excesso de oleosidade, uso de determinados medicamentos e deficiência de ferro, biotina e zinco”, aponta Ana.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar