DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
Grávida menstruando e sem barriga? Descubra se é possível
Quando uma mulher está gestante e ainda não descobriu a gravidez, tem como maior risco o atraso no início do pré-natal e no acompanhamento adequado da gestação. O feto e a mãe podem ser expostos a diversas doenças como infecções adquiridas e patologias da gestação.
Em conjunto com a falta de avaliação do bem-estar fetal no pré-natal, colocam em risco a saúde de ambos.
Por isso, quando houver dúvidas sobre uma possível gestação, você deve levar em consideração algumas questões.
Todas as gestantes têm aumento da barriga durante a gravidez. O aumento abdominal ocorre devido ao crescimento uterino que acompanha o desenvolvimento do bebê.
Algumas gestantes têm um maior aumento abdominal, outras, menor, mas esse aumento está sempre presente. O tamanho da barriga da gestação depende de algumas variáveis como sua paridade, estrutura corporal, musculatura abdominal, tamanho do bebê, gordura corporal e ganho de peso durante a gestação.
Grávida menstrua?
Assim como o aumento abdominal está sempre presente, a menstruação está sempre ausente. Menstruação é definida como o fluxo de sangue provocado pela descamação das paredes uterinas (endométrio), quando não ocorre a fecundação, ou seja, quando não há gestação.
Assim, menstruação e gravidez são dois eventos que não ocorrem ao mesmo tempo. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida. Não há exceções.
O que pode ocorrer são sangramentos durante a gestação que podem ter diversas causas (por exemplo, ameaça de aborto) mas, com certeza, a menstruação nunca será uma delas.
Os sangramentos, quando ocorrem, são irregulares, sem sincronicidade, com duração, fluxo e volume variável, não seguindo o padrão do sangramento menstrual normal. E, na grande maioria das vezes, esse sangramento está relacionado a complicações da gestação que podem levar a riscos para mãe e feto. (Dra. Por Karina Tafner, ginecologista e obstetra – www.minhavida.com.br )
Comentários