DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Primeiros sintomas de gravidez

Sintomas de presunção

São sintomas que a gestante apresenta e que podem estar presentes em várias outras situações.

Náuseas e vômitos: presentes em cerca de 80% das gestantes, em algum nível. Náuseas e enjoos matinais geralmente se desenvolvem entre as semanas 4 e 6 e se mantém, com grande melhora, após as 12 semanas de gestação).

Tonturas: presentes em 50% das gestantes, devido às alterações hormonais.

Alterações do apetite: A fruta que você normalmente ama parece um pouco sem gosto? Ou o seu desejo por cachorro-quente parece “fora de moda”? A mudança de apetite é comum como um sinal precoce da gravidez. Frequentemente, os alimentos que você normalmente deseja não parecerão bons para você. Isso também pode ser devido a alterações hormonais e alterações nos seus sentidos.

Salivação excessiva: ocorre por maior produção de saliva consequente às alterações hormonais.

Azia: os hormônios podem fazer com que a válvula entre o estômago e o esôfago relaxe, permitindo que o ácido estomacal “vaze”, causando refluxo e azia.

Aversão a certos odores: embora possa haver pouco consenso científico sobre esse assunto, ele continua sendo um sintoma comumente relatado. A sensibilidade ao olfato é algo que muitas mulheres relatam, particularmente, nos estágios iniciais da gravidez. Também pode ser uma das causas de náusea durante esse período.

Mais idas ao banheiro (polaciúria e nictúria): durante a gravidez, seu coração aumenta a quantidade de sangue que bombeia. Isso faz com que o rim processe mais líquido do que o normal, o que leva a mais líquido na bexiga e, assim, mais idas ao banheiro. Os hormônios também desempenham um papel importante na saúde da bexiga. Você pode encontrar-se correndo para o banheiro com mais frequência ou acidentalmente perder urina.)

Sonolência e cansaço: a fadiga pode se desenvolver a qualquer momento durante a gravidez, sendo mais comum no seu início e no final, quando a barriga já está mais pesada. No início da gestação, ocorre devido aos níveis de progesterona aumentados que podem fazer você se sentir mais sonolenta.

Dor nas mamas: pode ocorrer entre as semanas 4 e 6 da gestação. É provável que você desenvolva seios sensíveis e inchados devido a alterações hormonais. Diminui após algumas semanas quando seu corpo se ajustar aos hormônios.

Sinais de presunção da gestação

Incluem características como aumento do volume abdominal, melasma facial e linha nigra. . (Dra. Por Karina Tafner, ginecologista e obstetra – www.minhavida.com.br )

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar