DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
FORMAS DE INCLUIR O AUTOCUIDADO NO DIA A DIA (1)
Autocuidado. Mas você sabe o que a data significa? Ela tem como objetivo lembrar a importância de estar atento à própria saúde 24 horas por dia, sete dias por semana. Apesar de parecer algo “básico”, esse olhar de cuidado com nós mesmos nem sempre é colocado em prática.
Isso ocorre por inúmeros motivos: dia a dia estressante, rotina agitada, agenda com muitos compromissos. Ainda assim, é fundamental desacelerar e prestar atenção ao que nosso corpo nos diz. Abaixo, listamos alguns hábitos que trazem o autocuidado para o nosso dia a dia sem nenhuma complicação.
Autoconhecimento
Essa é uma ferramenta poderosa para cuidar da saúde – física e emocional – e prevenir doenças. Com a ajuda do autoconhecimento, é possível ter consciência das próprias condições e, dessa forma, buscar o tratamento mais adequado para qualquer problema e enfermidade, com o devido acompanhamento médico, é claro.
O uso responsável de medicamentos, por exemplo, é um importante pilar do autocuidado, um direito do cidadão assegurado pela Organização Mundial da Saúde, e ajuda no tratamento de males leves e já conhecidos. Os medicamentos isentos de prescrição podem ajudar no alívio de prisão de ventre, dores de cabeça, febre, tosse e outros sintomas.
Mas atenção: automedicação e autoprescrição são coisas diferentes. A automedicação responsável envolve o uso de medicamentos isentos de prescrição, os MIPs, que são aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores. Mesmo sendo isentos, no entanto, eles devem ser administrados com consciência e responsabilidade.
A ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) orienta ainda que, em caso de dúvida, o paciente escolha estes medicamentos (MIPs) com a ajuda de um farmacêutico; leia todas as informações do produto antes de tomá-lo; e interrompa o seu uso se os sintomas persistirem ou piorarem, devendo buscar auxílio médico imediatamente.
Já a autoprescrição diz respeito ao uso indiscriminado e indevido de medicamentos tarjados, sem a apresentação de uma receita médica. Medicamentos como estes necessitam de prescrição porque se destinam a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle, ao contrário dos MIPs.
Comentários