DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

COMO IDENTIFICAR O CÂNCER DE MAMA

Os sintomas do câncer de mama podem variar de acordo com o paciente, mas alguns sinais merecem atenção especial:

Inchaço ou vermelhidão de toda ou parte de uma mama — mesmo que não se sinta um nódulo; Nódulo único endurecido; Irritação ou abaulamento de uma parte da mama; Dor na mama ou no mamilo; Inversão do mamilo; Espessamento ou retração da pele ou do mamilo; Secreção sanguinolenta ou serosa sendo expelida pelos mamilos; Linfonodos aumentados.

Para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama, é essencial realizar os exames de rotina dentro dos intervalos recomendados, como a mamografia – anual a partir dos 40 anos – e ultrassom de mama – uma vez por ano a partir dos 25 anos. No SUS, infelizmente, o exame é realizado em mulheres assintomáticas somente a partir dos 50 anos, a cada dois anos, por isso é muito importante ficar atenta a todos os sinais do corpo.

É imprescindível que a mulher conheça suas mamas e saiba reconhecer alterações que venham a surgir. A melhor época do mês para a mulher que ainda menstrua realizar o autoconhecimento das mamas é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já entraram em menopausa, o autoconhecimento das mamas pode ser realizado em qualquer época do mês.

A qualquer sinal de alteração, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo imediatamente.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar