DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Os benefícios da socialização para os idosos

Esse não é o único estudo que mostra que atividades coletivas podem ser positivas para os idosos. De acordo com um outro trabalho, apresentado no congresso Nutrition 2023, que aconteceu em Boston (EUA), em julho, manter relações sociais positivas era um dos oito hábitos que podem prolongar a vida em décadas.

“Essa parte de interação social é algo que a psicologia vem estudando muito e o que vemos é o impacto positivo da rede de amigos e de cuidados na saúde, principalmente na saúde cognitiva, como menor risco de depressão e isolamento”, comentou Simone Fiebrantz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

A especialista explicou que essa interação social, quando é positiva, rica em trocas de experiências e baseada na boa convivência, pode ser fundamental para a saúde e para o envelhecimento saudável. “Não é só estar junto, mas ter uma convivência saudável, de troca, principalmente, intergeracional, ou seja, a convivência com diferentes gerações”, completa.

Os outros hábitos que influenciam na longevidade incluem: ser fisicamente ativo, estar livre do vício de opioides, não fumar, controlar o estresse, manter uma boa alimentação, não beber compulsivamente regularmente e ter uma boa higiene do sono.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar