Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!
Zoli
Natural do Rio de Janeiro, Cláudio Francisco Santos Silva, ou Cláudio Zoli, cresceu escutando funk e soul music e começou a cantar e a tocar violão ainda garoto com os seus amigos de bairro. Sem referências musicais familiares ao seu dia a dia, sua trajetória até se tornar um ícone pop da MPB não foi nada fácil. Entretanto, o destino estava escrito.
Sua estreia profissional foi aos 17 anos de idade, justamente na banda de Cassiano, que se tornaria o seu guru artístico. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda “Brylho” que, no ano seguinte, estourou nacionalmente com a música A Noite do Prazer. A banda acabou em 1985 e, em 1986, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, “Cláudio Zoli” que conta com a faixa Cada Um Cada Um. Veiculada nas rádios até hoje, a canção é popularmente conhecida como “A Namoradeira”. Ali teve início um novo ciclo artístico em sua estrada.
Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina Lima gravou À Francesa, parceria de Zoli com o irmão da cantora, Antonio Cícero. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua “Felicidade Urgente”. Em 1993 atuou no grupo Tigres de Bengala (com Ritchie e Vinícius Cantuária). Em 1999, Zoli retomou às gravações solo com “Férias”, álbum no qual adicionou elementos do rap e do R&B ao seu tradicional soul-funk-samba, inovando em sonoridades. Com a experiência de mais de 35 anos de carreira e 13 discos lançados, o cantor e compositor Cláudio Zoli se consolidou como um dos principais artistas da vertente soul da Música Popular Brasileira.
Comentários