DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

O que é vício em Redes Sociais?

É difícil resistir a dar aquela olhada no Facebook na metade do expediente. Afinal, todo mundo merece uma folga para ver o que está rolando por lá. Quando se tem algo para compartilhar, melhor ainda, seja uma foto, notícia, música ou até mesmo um textão. Rede social é para isso, não é? Ambientes digitais que possibilitam que as pessoas se conectem e se comuniquem.

O vício em redes sociais pode ser caracterizado como uma necessidade de estar checando e interagindo com esse tipo de site e/ou aplicativo a todo momento. Denota uma necessidade constante de estar conectado a redes como Facebook, Instagram, Twitter ou Whatsapp. “Quando, por alguma razão, o acesso não é possível, pode-se sentir uma grande ansiedade e frustração”, explica a psicóloga Sylvia.

De acordo com ela, a compulsão por redes sociais é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar conectado às redes sociais, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como alimentação, trabalho, estudos, vida social e, em alguns casos, até higiene pessoal. A compulsão por redes sociais pode ser considerada um tipo de manifestação causado por conta da dependência digital e, portanto, categorizada como um transtorno mental.

A dependência digital é um transtorno no qual o indivíduo não consegue ficar longe do computador ou dispositivos móveis. Existem diferentes manifestações de dependência digital, como:

Nomofobia, uma síndrome na qual a pessoa sente medo de ficar sem o telefone celular

Vício em Games, no qual o indivíduo deixa de fazer atividades diárias para ficar jogando

Selfiti, uma condição ainda em estudo na qual o indivíduo apresenta uma compulsão em tirar selfies.

A psicóloga especializada em dependência digital esclarece que por mais que existam profissionais especializados no assunto, esse tipo de condição de saúde, muitas vezes, enfrenta resistência em ser reconhecida. “É muito fácil entendermos o impacto negativo do vício a substâncias químicas, no entanto, uma dependência digital pode causar danos à vida do indivíduo tão sérios quanto?, explica a especialista do Grupo de Dependências Tecnológicas do IPq.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar