DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

6 remédios naturais para ansiedade: conheça opções que trazem alívio

Camomila

A infusão de camomila é um dos chás para ansiedade mais utilizados. A planta Matricaria recutita é rica em fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, componentes que lhe agregam ação calmante. Um estudo, publicado pelo periódico Phytomedicine, apontou que o consumo de camomila a longo prazo pode reduzir significativamente os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada.

Kava-kava

De acordo com a farmacêutica Paula Molari Abdo, a Kava-Kava é uma planta medicinal bastante utilizada para o tratamento de ansiedade. Isso porque a Piper methysticum tem uma forte ação ansiolítica, sendo comparado até mesmo ao efeito de benzodiazepinas, classe de remédios para ansiedade. Pode ser consumida em forma de chá ou na formulação de suplementos.

Lavanda

Também conhecida como alfazema, a lavanda é uma flor que possui ação ansiolítica e relaxante. Pode ser utilizada em infusões ou na aromaterapia. Um estudo, divulgado no Clinical journal of oncology nursing, demonstrou que o uso do óleo essencial de lavanda traz benefícios à qualidade do sono, reduzindo insônia e ansiedade.

Valeriana

A Valeriana é outra planta que traz um efeito relaxante com o consumo. “[A valeriana] é eficaz contra insônia e ansiedade graças a seus compostos tranquilizantes”, informa a especialista. O chá de valeriana também pode ser utilizado para a redução da ansiedade, agitação e fobia.

Bergamota

O óleo essencial de bergamota, também conhecida como mexerica ou tangerina, pode ser utilizado como remédio natural para ansiedade, pois ajuda no alívio da tensão, insônia e promove a regulação do apetite. “Os óleos essenciais possuem propriedades que podem estimular respostas positivas no corpo, como a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, além de promover relaxamento e bem-estar”, afirma Paula.

Meditação

A meditação ajuda a administrar a ansiedade ao trazer o foco para o presente e trabalhar a consciência da respiração. Um artigo publicado no periódico Jama Psychiatry, indicou que a técnica de atenção plena age significativamente na redução dos sintomas da ansiedade.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar