Um jantar saudável faz parte de uma rotina alimentar equilibrada para quem busca objetivos relacionados à saúde e ao emagrecimento. Porém, nem sempre é fácil variar nas escolhas e, por isso, apostar em novas receitas é um caminho para uma alimentação mais equilibrada.
“Escolhas assertivas no jantar são capazes de impactar positivamente a saúde como um todo, principalmente a saúde hormonal e metabólica, influenciando diretamente na qualidade do sono e na reparação sistêmica durante toda a madrugada”, destaca Mariana Moretti, nutricionista da Clínica Mantelli.
Além disso, segundo a especialista, escolhas equilibradas são capazes de otimizar toda a performance do dia seguinte, como a concentração e a produtividade ao longo do dia, prevenindo também gatilhos para quadros de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabete e descompensações imunológicas.
Como ter um jantar saudável?
A escolha dos ingredientes para o jantar é importante, mas o horário para realização da última refeição é fundamental para contribuir com os benefícios citados acima.
“Respeitando o ritmo circadiano e eixos hormonais, convém realizar a última refeição com intervalo de pelo menos duas horas entre o jantar e a hora de deitar, excluindo neste período alimentos estimulantes e/ou ricos em cafeína ou diuréticos”, fala a nutricionista.
A lista de alimentos que devem ser evitados em um jantar saudável por serem estimulantes inclui: Café – Chá verde – Chá branco – Mate – Matchá Álcool – Refrigerantes – Açúcar – Bebidas energéticas
A especialista ainda recomenda evitar alimentos de difícil digestão, como preparações cruas, proteínas densas e muito condimentadas e alimentos ultraprocessados, aqueles prontos para comer, como biscoitos, salgadinhos e congelados.
Comentários