DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Como acabar com a micose de unha rápido

Por se tratar de uma contaminação causada por fungos, o tratamento da micose pode levar de 6 a 8 meses para se concluir. Em casos mais graves, é preciso combinar o uso de pomadas com o tratamento antifúngicos oral.

“Depende do caso, mas geralmente o tratamento oral é mais rápido. Porém existem algumas contraindicações que limitam seu uso em alguns pacientes idosos ou com doenças crônicas no fígado”, conta a dermatologista Fabiana Seidl.

A especialista lembra que as unhas dos pés crescem em média 1 milímetro ao mês e as das mãos 3 milímetros, podendo variar com a idade ou qualidade da queratina, o que torna o tratamento mais lento e demorado.

Prevenção

Algumas medidas são essenciais para evitar a proliferação de fungos nas unhas.

Higiene do corpo: Lavar bem as mãos e os pés com sabonete neutro.

Cuidado com trauma nas unhas: A dermatologista Carolyne Sawamura explica que pessoas que utilizam sapato fechado, esportistas, pessoas com diabetes, pessoas que sofrem de doenças que causam má circulação do sangue e as com mais de 40 anos devem proteger os pés de possíveis machucados, pois as unhas passam a crescer mais devagar.

Atenção aos itens pessoais: Evitar o compartilhamento de objetos pessoais como tesouras, lixas e alicates é essencial para que não haja a transmissão da micose entre indivíduos.

Uso de calçados: Pisar descalço em lugares com terra, mato e areia pode causar o contato com espécies fúngicas que causam micose.

Escolha certa de meias: Os dermatologistas recomendam o uso de meias de algodão, pois elas permitem que o pé receba ventilação.

Calçados ao sol: De acordo com Carolyne Sawamura, a exposição de calçados ao sol dificulta a proliferação de fungos por causa da ação dos raios ultravioletas.

Luvas: Utilizar luvas ao entrar em contato com água também é uma forma de prevenir a contaminação por fungos.

Riscos da micose

Se não tratada de forma adequada, a micose pode causar diversos riscos ao paciente. Entre eles estão: Infecções de pele, Erisipela, Fungemia (fungo no sangue), Celulite.

 

 

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar