A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Os sintomas da sífilis, portanto, podem seguir ou não uma ordem determinada. Veja os sintomas de cada estágio:
Sintomas da sífilis primária
O principal sintoma da sífilis primária é a formação de feridas indolores (cancros) no local da infecção. Nem sempre é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas desaparecem cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem tratamento.
Sintomas da sífilis secundária
Os principais sintomas da sífilis secundária são: Vermelhidão da pele (exantema), que pode se estender até para as mãos; Aparecimento de gânglios inchados nas axilas e pescoço, Dores musculares, Febre, Dor de garganta, Dificuldade para engolir, Aumento do fígado e do baço.
Sintomas da sífilis terciária
Esse estágio da sífilis aparece quando a doença não foi tratada antes e ataca outras regiões do corpo, como grandes vasos (como a aorta), cérebro, olhos, coração, juntas e até mesmo dentro do sistema nervoso. Os sintomas da sífilis terciária variam muito, mas podem incluir: Meningite, AVC, Sintomas de demência, Perda de coordenação, Formigamento, Cegueira ou problemas de visão, Problemas cardiovasculares
Sintomas da sífilis congênita
A maioria dos bebês que nasce infectado pela sífilis não apresenta nenhum sintoma da doença. No entanto, alguns podem apresentar erupções na pele, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.
Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para contrair sífilis. Confira:
Manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas; Estar infectado com o vírus do HIV, causador da AIDS.
Comentários