DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Bêbê, família e o pré-natal

Os cuidados com o bebê começam a partir do momento em que a gravidez é confirmada, através do teste rápido e gratuito. A partir daí, a mulher passa a ter acesso a consultas de pré-natal, onde recebe orientações necessárias ao acompanhamento da gestação. Nas consultas, a gestante é examinada e encaminhada para realização de exames, vacinas e ecografias. São recomendadas no mínimo 6 (seis) consultas de pré-natal durante toda a gravidez, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação. Ainda durante o pré-natal, a mulher deve ser vinculada à maternidade em que dará à luz.

É importante que a família da gestante se envolva na chegada do bebê desde a descoberta da gravidez. A presença do parceiro é um fator de proteção desde o planejamento sexual e reprodutivo até o desenvolvimento da criança ao longo da vida.Durante o pré-natal, na gravidez ou no parto pode identificar sinais de perigo, tendo efeito protetor contra a mortalidade infantil e materna e contra a depressão pós-parto.

Reduz casos de violência doméstica e favorece o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Dessa forma, tem impacto positivo e duradouro tanto para crianças e mulheres, como para os homens, favorecendo o fortalecimento dos vínculos desta tríade e oportunizando aos homens uma atenção ao autocuidado e do exercício de uma masculinidade mais saudável.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar