DestaqueInformaçãoManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Asma

Quem tem asma precisa ter uma rotina de cuidados com a saúde bastante rigorosa o ano inteiro, mas é durante o inverno que essa doença respiratória precisa de maior atenção. O paciente que não se cuidar pode sofrer com sucessivas crises asmáticas ao longo dessa estação. Em geral, a pessoa pode sentir falta de ar, obstrução nasal constante, aperto e chiado no peito e tosse seca, sintomas de asma bastante comuns, mas que se tornam mais intensos e frequentes por causa das condições do clima.

Asma no inverno: por que a doença piora na estação?

Essa época do ano é marcada pelas variações de temperatura e pela diminuição da umidade relativa do ar. Há regiões do Brasil em que é possível ter temperaturas próximas a 0ºC durante a madrugada e início da manhã e ultrapassando a casa dos 25ºC durante a tarde, por exemplo. Todos esses fatores acabam facilitando o desencadeamento da crise de asma.

“Os causadores podem refletir na irritação das vias aéreas superiores e inferiores, começando com uma rinite para depois chegar aos pulmões. Inicia-se com uma coceira no céu da boca, ardência no nariz e, daqui a pouco, isso está se transformando numa crise asmática”, alertou Dr. Martinelli.

Qual é o melhor tratamento da asma durante o inverno?

Além da medicação, que deve ser recomendada pelo médico pneumologista, o melhor tratamento da asma é adotar medidas que ajudam a prevenir as crises asmáticas. Dr. Martinelli cita alguns desses cuidados: “Manter um nebulizador no quarto para melhorar a umidade relativa do ar, evitar ambientes com ar-condicionado, tratar mofo, não deixar a cama encostada na parede, evitar cortinas de pano e tapetes, retirar a poeira do ambiente, usar aparelhos antiácaros e não usar espanador, mas um pano úmido para limpar a casa”.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar