DestaqueInformaçãoSaúdeSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

O impacto das séries e filmes no comportamento dos jovens

Um estudo publicado na Revista de Psiquiatria da UNIFESP destacou que, entre o ano de 2000 a 2016, o percentual de suicídio entre adolescentes aumentou 24%. Esses dados colocam o suicídio entre as principais causas de morte entre adolescentes no Brasil. O mesmo estudo confirma a relação do uso de tecnologia em excesso com a depressão e as ideações suicidas.

Para analisar melhor o impacto das séries e filmes na saúde mental dos jovens brasileiros, um grupo de pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Porto Alegre (UFRGS), realizou um estudo envolvendo 21.062 adolescentes. O objetivo era entender as influências da série 13 Reasons Why sobre o comportamento dos participantes..

Além do aumento dos casos de suicídio entre adolescentes e jovens no Brasil, o que motivou esse estudo foi a polêmica gerada em torno da provável influência da série da Netflix sobre o crescimento do suicídio entre os jovens americanos.

Na avaliação feita por médicos e pesquisadores da universidade gaúcha, o alvo do estudo foram adolescentes brasileiros e americanos com idade entre 12 e 19 anos. Eles responderam um questionário sobre ideação suicida antes e após ter assistido a série 13 Reasons Why .

Segundo os resultados, entre o grupo de entrevistados sem sintomas de depressão, 4,7% responderam que, após a série, pensaram mais em tirar a própria vida. No grupo com histórico de depressão e com tentativas anteriores de suicídio, o índice foi surpreendentemente maior: 21, 6% dos participantes tiveram mais pensamentos suicidas após os episódios de 13 Reasons Why.

Nos Estados Unidos, os resultados da pesquisa com essa mesma abordagem não foi diferente. Em abril de 2017, um mês após a estreia da série da Netflix, um estudo concluiu que o seriado está relacionado com o crescimento de 28, 9% nas taxas de suicídios de jovens naquele país.

Muitos pais ficam bastante preocupados com o modo como a exposição à tecnologia pode comprometer o desenvolvimento dos filhos. Entretanto, a adolescência é uma etapa marcada por um desenvolvimento peculiar, e que pode resultar em mudanças bruscas de comportamento. Por isso, é preciso ter habilidade para lidar com certas situações e, conforme a necessidade, encaminhar o jovem para o tratamento mais adequado.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar