Carol cultiva as “verdinhas” há mais de 20 anos e, por suas pesquisas e intimidade com elas, descobriu alguns de seus aspectos.
As suculentas são originárias de local seco e de sol forte e a maioria delas pode crescer com facilidade em casas e apartamentos ensolarados. A enorme variedade de espécies dificulta o cultivo de uma forma única, mas, por outro lado, estimula quem gosta de colecionar seus diferentes tipos.
Há suculentas em quase todos os continentes — os cactos são exemplos, mas não os únicos, existem suculentas arbustivas e trepadeiras, tóxicas e medicinais, de crescimento rápido ou tão lentas quanto tartarugas. Algumas têm folhas com texturas, pelotinhos, franjados, bolinhas, listras, cores vibrantes. E quase sempre dão flores delicadas, com as pétalas finas como papel de seda.
5 cuidados com as suculentas
- Misturar areia ao substrato
Cactos e suculentas quase sempre são de origem desértica e preferem solo bem leve, poroso e drenável. Consigam uma terra perfeita misturando o substrato para mudas com areia comum — vale qualquer tipo de areia, grossa, fina, até de construção, desde que não seja areia da praia, que tem sal e um pH um pouco mais alcalino.
- Escolher um vaso com furo embaixo
Se não tiverem experiência com suculentas, resistam à tentação de plantá-las diretamente em cachepots ou bases sem furo. Como essas plantas já têm água no corpo, o excesso de umidade nas raízes apodrece a planta. Num vaso furado, a água que sobra das regas escorre normalmente, mantendo o substrato mais sequinho.
- Adicionar casca de ovo como adubo
Plantas de sol forte precisam de mais cálcio do que as de sombra. Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.
- Só regar se a terra estiver seca
Quando a superfície da terra está seca, nem sempre as camadas mais profundas estão, certo? Por outro lado, quando a parte de cima do substrato está úmida, pode ter certeza de que o fundo do vaso está encharcado. Para literalmente não chover no molhado, só regue suas suculentas quando a camada mais superficial da terra estiver seca.
- Deixar o vaso onde bata muito sol
Se essa planta veio pro mundo paramentada para ser resistente ao tempo quente e seco, não dá para deixá-la no lugar mais úmido da casa. Tente outra planta no seu banheiro -suculenta gosta de sol forte, quanto mais, melhor. Se quiser ter um arranjo dentro de casa, deixe tomar sol alguns dias por semana.
Aos apaixonados por jardinagem, cuidados com plantas e flores, a dica é acompanhar o trabalho da Carol pelo site Minhas Plantas ou ir em busca de seus livros, como o recém-lançado “365 Dias Para Plantar”.
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.
https://casavogue.globo.com/Colunas/Vamos-Receber/noticia/2017/12/como-cuidar-das-suculentas-5-dicas-infaliveis.html
Comentários