DestaqueManhã do Ouvinte
SAÚDE EM FOCO
Música ajuda no desenvolvimento da criança
Estudos científicos têm demonstrado os benefícios da educação musical para o desenvolvimento global das crianças, estimulando as habilidades auditivas, visuais, cognitivas, linguísticas, comunicativas, criativas, motoras e interpessoais, o que envolve os dois hemisférios do cérebro.
Uma educação musical consistente favorece o desenvolvimento da linguagem, pois estimula o processamento auditivo por meio de atividades que exercitam percepção e memórias auditiva e rítmica. Promover o desenvolvimento desses aspectos perceptuais é fundamental para o sucesso na alfabetização da criança, pois assegura a aquisição de habilidades necessárias para a leitura e escrita, além de auxiliar no raciocínio matemático.
Tocar um instrumento musical envolve, além da acurácia perceptiva, refinamento no planejamento e execução motora, concentração, compreensão do texto musical, memória e desenvolvimento da autoestima e da sensibilidade.
A experiência musical apresenta-se também como excelente canal para sublimar o estresse, a melancolia e aquietar a alma. É comprovado o efeito terapêutico de atividades musicais com crianças com síndromes, transtornos do desenvolvimento, em indivíduos acometidos por doenças neurodegenerativas e pacientes em estados terminais.
Além de todos esses benefícios proporcionados por uma sólida educação musical, ressaltamos o maior legado da música: o prazer estético, a forma sublime, encantadora e criativa de se relacionar com o universo musical, seja tocando um instrumento, cantando ou como bom ouvinte.”
Comentários