DestaqueManhã do Ouvinte
SAÚDE EM FOCO
Como o chiclete pode ajudar a perder peso
Já imaginou perder peso apenas mastigando um chiclete? Parece tentador, não é mesmo? Isso realmente é possível, mas não é um processo rápido e mágico.
Mascar um ou dois chicletes por dia, claramente, não te faz perder muitas calorias e nem vai queimar um hambúrguer ou aquela pizza do fim de semana. Entretanto, o hábito de mascar chiclete pode conter o desejo de comer lanches durante o dia ou de se empanturrar com uma sobremesa deliciosa.
“Para algumas pessoas isso pode ser uma boa estratégia”, afirma Keri Gans, nutricionista e autora do livro The Small Change Diet (A dieta de pequenas mudanças, em tradução livre), à CNN. “Pequenos comportamentos, como mascar chiclete, podem fazer uma grande diferença na trajetória para perder peso”, explica.
Segundo Gans, o hábito de mascar chicletes pode funcionar para algumas pessoas porque colocar algo doce na boca depois de comer é um sinal de que a refeição acabou.
Além disso, Gans também explica que, para outros, especialmente aqueles que anseiam por um “lanchinho”, a goma de mascar pode manter a boca ocupada e, ao mesmo tempo, faz perder algumas calorias entre uma refeição e outra.
Dicas importantes
Escolha chicletes sem açúcar: eles apresentam ainda menos calorias que a goma com açúcar, além de não serem prejudiciais aos dentes, já que aumentam o fluxo de saliva, lavando os ácidos produzidos pelas bactérias na placa, o que diminui o risco de cáries, de acordo com a American Dental Association.
Masque no máximo de cinco a seis peças por dia: quando consumido em excesso, os açúcares presentes no chiclete podem causar inchaço e diarreia de acordo com Angel Planells. “Não estamos sugerindo que alguém deva mascar chiclete todo o dia”, explica Gans. O recomendável é mascar chiclete de manhã, um depois do almoço, entre as refeições e após o jantar.
Leve o chiclete na bolsa: ajuda a ter chiclete para qualquer hora do dia quando sentir necessidade.
Se você não gosta de chiclete, não há necessidade de iniciar o hábito: Gans explicou que outros hábitos podem servir para reduzir a vontade de comer um doce, como, por exemplo, tomar café ou chá levemente açucarado e comer apenas um quadrado de uma barra de chocolate.
Comentários