Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde
Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!
ANAVITÓRIA
Anavitória é um duo musical brasileiro formado por Ana Clara Caetano Costa (Goiânia, 5 de outubro de 1994) e Vitória Fernandes Falcão (Araguaína, 2 de maio de 1995). Lançaram seu primeiro EP em 2015, homônimo ao duo, menos de seis meses depois de terem sido descobertas pelo empresário artístico Felipe Simas. No ano seguinte, lançaram o seu álbum de estreia, sob a produção de Tiago Iorc, e intitulado também Anavitória. Por esse trabalho, o duo foi indicado em duas categorias no Grammy Latino, ganhando a categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa pela canção “Trevo (Tu)”. Em 2018, lançaram seu segundo álbum de estúdio, O Tempo é Agora, novamente produzido por Iorc.
O nome artístico do duo, Anavitória, foi criado por seu empresário Felipe Simas com o intuito de evitar que elas fossem rotuladas como uma dupla sertaneja, uma vez que o “&” é uma forte marca de duplas sertanejas no Brasil. Apesar disso, a música do duo tem alguma influência do sertanejo, bem como da MPB. As principais referências do duo são artistas como Tiago Iorc, Mallu Magalhães e Nando Reis.
A música do Anavitória é geralmente uma combinação de folk e pop. O site Universo Online descreveu sua música como “calma, acústica, bucólica, meio fofinha e alto astral, boa para pensar no lado bom da vida.” Sérgio Martins, da Veja, descreveu o estilo delas como “folk fofinho”, acrescentando que se trata de “uma variante suave do rock rural que, nos anos 70, era capitaneado pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra.” José Teles, do Jornal do Commercio, descreveu como “pop” o álbum de estreia do duo e notou que ele possui elementos de formas tradicionais de música country e sertaneja.
As cantoras descrevem seu estilo como “pop rural”, acrescentando que o termo é “um jeito de unir o popular, que é a nossa música, com o canto que a gente veio, as músicas que crescemos ouvindo”. Elas também disseram que sua música é um “folk de forma abrasileirada. Tudo de maneira melódica e harmônica que se encaixe em letras que falam de amor.”
Ana toca violão e é a principal compositora da dupla. Sua mãe e seu irmão tocam violão e piano e foram sua principal influência para começar a tocar: “Acredito que quando meu irmão me ensinou os primeiros acordes no violão e pude criar uma melodia, me apaixonei. Isso se tornou parte da minha essência.” Ela começou a compor baseando-se em experiências pessoais e, posteriormente, começou a se “imaginar nas situações ou inventar histórias para abrir as possibilidades.”
Vitória também teve a música presente em sua casa desde cedo e cita seu pai como uma influência. Cantora desde a infância, aos 12 anos de idade ela começou a cantar na igreja: “Fazia meu show no quintal, fosse para minha família ou para as plantas da minha mãe […] qualquer roda de viola que eu estava perto, cantava.”
Comentários