DestaqueManhã do Ouvinte
SAÚDE EM FOCO
Exames femininos: 10 que toda mulher deve fazer até os 30 anos
Ao longo da vida, o organismo da mulher passa por muitas mudanças, e cada fase requer atenção especial. Por isso, visitar o ginecologista periodicamente é importante desde a adolescência até a terceira idade.
Exames de rotina
A ginecologista Luciana Deister listou alguns dos exames mais importantes para a saúde da mulher, que devem ser feitos antes dos 30 anos.
A médica lembra que a realização anual dos exames a seguir ajuda não só a prevenir doenças, como também a identificar alterações em seu estágio inicial, facilitando o tratamento. Veja quais são:
- Autoexame das mamas
A partir dos 20 anos, todas as mulheres devem fazer periodicamente o autoexame das mamas para detectar nódulos mamários e prevenir o câncer de mama.
- Papanicolau
Indicado para todas as mulheres sexualmente ativas, este exame coleta células da região do colo do útero para analisar a presença de HPV e câncer.
- Exame pélvico
Pode ser feito junto com o papanicolau, e consiste em um exame de toque vaginal em que o médico consegue sentir possíveis alterações na forma e no tamanho do útero.
- Glicemia
Serve para medir os níveis de glicose no sangue em jejum e identificar possíveis casos de diabetes.
- Insulina
A medição da quantidade de insulina no sangue é importante não só para detectar diabetes, mas também outras doenças relacionadas à resistência do organismo ao hormônio.
- Colesterol
O exame de sangue que mede os níveis de colesterol também analisa as taxas de triglicerídeos e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
- Função renal
A análise do funcionamento dos rins geralmente é feita através da dosagem de creatinina e ureia no sangue.
- Função hepática
O exame que mede a quantidade da enzima gama GT no sangue ajuda a identificar possíveis problemas no fígado.
- Hormônios
Exames de sangue para analisar a produção de hormônios sexuais e da tireoide são importantes para acompanhar o metabolismo da mulher.
- Vitamina D
Para prevenir doenças como osteoporose lá na frente, recomenda-se ficar atenta aos níveis de vitamina D no organismo; a substância melhora a absorção de cálcio pelo organismo.
Comentários