Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde
Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!
Nando Reis
José Fernando Gomes dos Reis, conhecido artisticamente como Nando Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963), é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro. Foi membro da banda Titãs entre 1982 e 2002.
Saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. Na época, alegou “incompatibilidade de pensamento”, e informou que ainda estava abalado pela morte dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer. Em entrevista posterior, afirmou que sua saída se deveu também à sua vontade de se dedicar mais à sua carreira solo – chegou a propor à banda que pausassem suas atividades por um ano após o lançamento do álbum. Afirmou ainda que seu isolamento como compositor na banda vinha crescendo, o que era evidenciado pela quantidade de músicas escritas apenas por ele nos últimos álbuns. Hoje, o músico e a banda já voltaram a se falar normalmente, e Nando participou do show de 30 anos de carreira dos Titãs que ocorreu no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de 6 de outubro de 2012.
Nando Reis ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como “Diariamente” (com sua ex-namorada Marisa Monte), “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, gravados por Cássia Eller; “Resposta” e “É Uma Partida de Futebol”, gravados pelo grupo mineiro Skank; “Do Seu Lado”, gravado pelo também mineiro Jota Quest e “Onde Você Mora?”, e “Querem o meu sangue” gravadas pelo grupo Cidade Negra.
Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico 2 Filhos de Francisco, álbum lançado em 2005, interpretou a faixa “O Lavrador”, ao lado da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Camargo.
Canções suas fazem parte de lançamentos de Skank (os sucessos “Sutilmente” e “Ainda Gosto Dela”) e Jota Quest. Em 10 e 11 de agosto de 2010, gravou o DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais com várias participações especiais, como Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha (Banda Calypso) e o grupo Zafenate. O DVD foi gravado em São Paulo, no Carioca Club.
Em 2012, Nando figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad. Em 2016, estava na 15ª posição do mesmo ranking, além de ser o 6º no ranking de arrecadação com shows e o primeiro no ranking de arrecadação de música reproduzida em locais públicos.
Em 2013, participou, juntamente a Adriana Calcanhotto, de um show de apoio ao partido político Rede Sustentabilidade.
Em 2014, seu álbum Sei Como Foi em BH foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. Ainda em 2014, afirmou que entraria em estúdio em 2015 para gravar um novo álbum.
Em fevereiro de 2016, foi revelado que o álbum teria participações de seus ex-colegas de Titãs Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Arnaldo Antunes (estes dois últimos também ex-membros da banda, embora Paulo ainda a integrasse na época da gravação), além das cantoras Pitty, Luiza Possi e Tulipa Ruiz. Posteriormente, as participações dos músicos Peter Buck (ex-R.E.M.) e Mike McCready (Pearl Jam, Mad Season), bem como de quatro filhos de Nando (Zoé, Sophia, Theo e Sebastião; estes últimos formam a dupla 2Reis), foi anunciada também.
No mesmo mês, foi anunciado que o cantor, juntamente à banda Os Paralamas do Sucesso e às cantoras Paula Toller e Pitty, participariam de uma turnê promovida pelo projeto Nivea Viva Rock Brasil, que ocorre anualmente desde 2012 e leva artistas para turnês pelo Brasil. A série de sete shows homenageará o rock brasileiro.
Em 2016, foi revelado que Nando participaria de algumas faixas do supergrupo Levee Walkers, formado por Mike McCready, Duff McKagan (Guns N’ Roses/Velvet Revolver) e Barrett Martin (Mad Season/Screaming Trees) – este último participou de alguns álbuns de Nando.
Lançou em novembro de 2016 seu novo CD Jardim-Pomar. A capa do álbum foi assinada pela artista plástica Vânia Mignone. No dia 16 de setembro do mesmo ano, lança o primeiro single do álbum: “Só Posso Dizer”.
Em 2017, formou o supergrupo Trinca de Ases com Gilberto Gil e Gal Costa. Em 2018, o projeto dos três artistas se tornou um CD e um DVD, lançados no mês de março.
Seu álbum “Jardim-Pomar” foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa em 2017.
Comentários